22 de julho de 2013

Rugas - porque aparecem e como acabar com elas?

Todos nós apresentamos em nosso rosto emoções como alegria, espanto, raiva, tristeza, amor, surpresa e tensão. Estas ficam estampadas em nosso rosto, assim como as marcas de expressão e rugas, mas elas podem ser apagadas ou suavizadas através dos mais diversos tratamentos estéticos.
Para expressarmos os mais diferentes sentimentos, contraímos a musculatura facial cerca de 15 mil vezes por dia. Com tudo isso, não é nada de se admirar que com o passar dos anos as linhas de expressão marquem a nossa face. Mas, a precocidade e a intensidade das linhas de expressão são determinadas por fatores genéticos. 



Por mais que algumas pessoas tenham menos tendência ao seu surgimento do que outras ninguém escapa delas e as mesmas vão ficando cada vez mais evidentes na medida em que vamos envelhecendo, pois acaba ocorrendo à perda de substâncias que retêm a água nos tecidos do rosto, como por exemplo, o ácido hialurônico.
O envelhecimento natural da pele começa por volta dos 20 anos de idade e isso acentua ainda mais as rugas, pois a partir dos 20 anos é quando a produção celular vai diminuindo e os mecanismos de defesa do organismo acabam se tornando mais lentos, acentuando assim a mímica facial.
  • Alguns fatores como o cigarro, a poluição, a dieta alimentar desequilibrada e o excesso de sol acabam acelerando ainda mais esse processo e acentuam ainda mais as linhas de expressão.
  • Outro fator que ajuda no aparecimento das marcas é o estresse, pois a pele é o maior órgão do sistema imunológico e nervoso do nosso corpo e se a pessoa está irritada, sem dormir direito e tensa, há a liberação maior de hormônios que chegam a todas as células do nosso organismo e isso fica totalmente visível na pele do rosto.
As rugas ou linhas de expressão aparecem principalmente no meio da testa, nas narinas, ao redor dor lábios, nos cantinhos da boca, no lábio superior e ao redor dos olhos e são visíveis mesmo quando a pessoa está com o rosto em repouso, elas podem causar a impressão de que a pessoa está brava ou cansada, revelando assim uma emoção que a pessoa não está sentindo, para reverter este problema, a solução é fazer tratamentos estéticos potentes.
Há dois métodos não-cirúrgicos que ajudam a suavizar as linhas de expressão, sendo que as técnicas não têm o objetivo de paralisar a expressão facial, mas sim tornar as rugas mais suaves quando o rosto está em repouso; 
  • Sendo a primeira a Toxina Botulínica que ar ser injetada na face bloqueia a transmissão do neurotransmissor acetilcolina nos nervos e isso faz com que a musculatura relaxe e perca a capacidade de contrair, diminuindo a formação das rugas durante as expressões faciais.
  • Além disso, é muito importante estimular a produção de colágeno, pois o colágeno é o responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o qual vai diminuindo com o decorrer dos anos, entre os produtos indicados estão:
  1. Ácido Hialurônico: que é um tratamento que utiliza várias moléculas densas do ácido hialurônico para fazer preenchimentos em várias partes do rosto;
  2. Tecnologia de plasma: se trata de um aparelho que tem a capacidade de estimular as fibras elásticas e as fibras colágenas, o qual gera um elevada fonte de calor sobre a pele e assim se inicia um processo de auto-regeneração, não provocando na pele crostas e vermelhidões;
  3. Peeling Melanin: é um peeling que contêm ativos que despigmentam a pele, sendo aplicado em clínicas de estética através de uma máscara facial.


Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário